segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UNE de volta pra casa!!


20 de dezembro de 2010 é mais um dia que marcará a História da União Nacional dos Estudantes. Vai ser na tarde de hoje o Ato de Lançamento da Pedra Fundamental que marca a reconstrução da Sede da UNE na Praia do Flamengo 132! O antigo prédio da entidade foi invadido e incendiado em 1964, um dia depois do golpe militar, e foi demolido na década de 1980. Após essa demolição, o terreno foi novamente invadido e ocupado por um estacionamento clandestino.

Mas, 43 anos depois, em manifestação histórica pelas ruas do Rio de Janeiro, a UNE volta pra casa! Foi no dia 1º de Fevereiro de 2007 a retomada do nosso terreno, tendo como impulsores milhares de estudantes, de todas as regiões do país. Acampamento armado, e com muita luta, conseguimos reaver a posse do terreno e a aprovação do PL nº 12.260 –

Reconhece a responsabilidade do Estado brasileiro pela destruição, no ano de 1964, da sede da União Nacional dos Estudantes – UNE, localizada no Município do Rio de Janeiro, e dá outras providências.

Quase quatro anos se passaram desde a retomada da nossa sede, e hoje mais um capítulo vai ser escrito. Dia muito esperado por várias gerações de estudantes, que ao longo dos anos, ajudaram contar e escrever a História da UNE.

Como bem diz o cartaz que se encontra nesse momento na entrada do terreno: “UNE em obras. Construção da nova sede”

Viva a União Nacional dos Estudantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário