quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Coragem, eu sei que você pode MAIS!


Balanço do MAIS sobre o 2º CONJPT

O 2º Congresso Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) foi realizado entre os dias 12 e 15 de novembro. O Congresso Nacional teve a participação de quase 700 delegados, eleitos através das etapas que aconteceram em todos os estados do País. Quanto às etapas municipais, foram mais de 1500 Congressos, demonstrando a força e a capilaridade da JPT.

Esse congresso depositou uma expectativa de consolidar o modelo de organização da JPT e aprovar um regimento interno que tirasse as resoluções do primeiro congresso do papel. Mas o 2º CONJPT foi muito aquém dessas expectativas que o conjunto da Juventude do PT tinha, que saindo de uma gestão muito longa de quase 3 anos e meio, esperava um grande resultado político.

Embora a mobilização tenha sido satisfatória, este congresso apresentou diversos limites do modelo congressual para eleger a direção. Avaliamos que debater a política no mesmo espaço de eleição da diretoria prejudica principalmente a política. Além disso, não parece interessante aos jovens filiados ao PT o modelo “retro” aplicado nas etapas municipais e estaduais. No Congresso nacional, havia uma expectativa de um debate mais qualificado, por conta das discussões que antecederam a etapa nacional. Mas o modelo ao qual o 2º CONJPT foi organizado não contribuiu para isso. Havia apenas grandes mesas com temas importantes, mantendo o modelo catedrático e monocrático já estabelecido que lembra os velhos seminários, em que uns falam e os outros apenas tem o direito de ouvir e concordar.

Desde o começo da construção do 2º Congresso da JPT, todos e todas que construíram a tese “Coragem, eu sei que você pode MAIS” e apoiaram a candidatura do companheiro Ronaldo, membro da coordenação nacional da Mensagem ao Partido, tinham como perspectiva a consolidação de um pacto político para a JPT. Pacto esse que leve a superação do tradicionalismo impregnado na política e coloque a JPT como referência de um debate estratégico sobre socialismo, transição geracional e sair desse engessamento que só faz grandes análises de conjuntura e avanços do governo, mas pouco caminha com a juventude brasileira e seus sonhos de transformação.

Não acreditamos, apesar de reconhecermos todos os avanços dos nossos governos, que somente debater o governo possa ser a engrenagem para agregar novos militantes, tampouco ser uma ferramenta para empolgar os que já estão em nossas fileiras e por isso apresentamos um debate diferenciado, sintonizado com o nosso tempo e com nossa juventude para estabelecer uma atuação ousada e transformadora. Na fala do Presidente Nacional do PT, Rui Falcão, houve sinalizações nesse sentido. Conforme Rui Falcão, a JPT precisa apresentar-se para a juventude brasileira como uma juventude organizada, desburocratizada e que não reproduza as práticas da velha política brasileira.

Participação da Tese “Coragem: Eu sei que você pode MAIS!”

Desde o começo do processo de mobilização ao Congresso, nossa tese conseguiu agregar diversos segmentos da Mensagem ao Partido. Tivemos como principais características, o respeito à pluralidade, as construções locais e o combate à prática hegemonista. Nossa tese agregou mais de 10 correntes regionais da Mensagem ao Partido, além do MAIS e da simpatia de dirigentes partidários e de movimentos que caminharam conosco até o último dia do Congresso.

Além do apoio de um amplo setor da Mensagem ao Partido, logo no primeiro dia de Congresso, tivemos a honra de receber o apoio do movimento “Inaugurar um Novo Período”. Com uma grande pactuação na política, sem acordos por cargos ou que representassem a cultura política que queremos derrotar dentro do PT, esta aliança consolidou nosso campo como o segundo campo dirigente no 2º CONJPT.

A unidade da Mensagem ao Partido foi uma hipótese construída até o ultimo dia de Congresso, e só encerrou-se na inscrição de chapas, quando oficialmente consolidou-se a aliança da JCNB com um setor minoritário da Mensagem ao Partido. Na nossa avaliação, um grande erro político, pois uma chapa com um grande protagonismo da Mensagem ao Partido não tinha como objetivo derrotar um ou outro setor dentro do Congresso, mas apresentar a juventude brasileira uma alternativa socialista e que representasse a quebra dos paradigmas que afastam a juventude do PT, e por consequência da política.

Resultado do Congresso:

Com o cenário acima desenhado, o 2º CONJPT apresentou a seguinte conformação de chapas e resultados:

Chapas

Chapa 2 CNB e DS– 411 votos

Chapa 3 MAIS e Inaugurar um novo período - 93 votos

Chapa 5 MPT, PTLM e Novos Rumos - 74 votos

Chapa 1 AE e Militância socialista - 71 votos

Chapa 4 O Trabalho - 4 votos

Candidaturas a Secretaria Nacional de Juventude

Jefferson Lima- CNB - 347 votos

Ronaldo Pinto - MAIS - 87 votos

Tassia Rabelo - MPT - 83 votos

Bruno Elias - AE - 78 votos

Joana Parolli – DS – 70 votos

É importante afirmar que o MAIS construiu uma atuação política de forma ampla, corajosa e exclusivamente por jovens, afirmando o nosso compromisso real com a transição geracional. Não somos um grupo de iluminados, tampouco detentores da verdade absoluta, mas temos convicção de que o melhor caminho no Congresso da JPT foi o que traçamos: o do diálogo com um campo mais identificado com uma juventude democrática, de movimento real, sem cair no hegemonismo ou no pragmatismo. Construímos uma intervenção combativa, propositiva, ousada e sintonizada com os anseios daqueles que tiveram coragem e construíram essa grande vitória conosco.

No próximo período, caberá à JPT intensificar sua relação com a juventude brasileira e a organização das instâncias municipais e estaduais da JPT. Não estaremos à altura de renovar os sonhos petistas e dirigir a transformação do Brasil e do mundo se nos mantivermos com Congressos cartoriais e gestões superficiais. A segunda geração petista precisa renovar a ousadia da primeira e puxar a linha do horizonte, com grandes mobilizações de rua, nas universidades, junto à juventude trabalhadora e desempregada. O sonho de um outro mundo possível ainda se faz necessário.

Acreditamos na juventude, no PT e achamos que juntos na luta socialista podemos muito MAIS.

Viva a Juventude, viva o PT!!!

“Nunca se vence uma guerra lutando sozinho
Cê sabe que a gente precisa entrar em contato
Com toda essa força contida e que vive guardada
O eco de suas palavras não repercutem em nada

É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro
Evita o aperto de mão de um possível aliado, é...
Convence as paredes do quarto, e dorme tranqüilo
Sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo

Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz
Coragem, coragem, eu sei que você pode mais”.

Coordenação Nacional do Movimento de Ação e Identidade Socialista
Contato: nacional@maispt.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário